Dave McKean

Dave McKean nasceu em Taplow, no Reino Unido, em 1963. Se formou na Escola de Arte de Berkshire e, logo em seguida, iniciou sua carreira como ilustrador.

Em 1986, conheceu Neil Gaiman, com quem tem, desde então, uma sólida parceria tanto no mundo dos quadrinhos quanto em outras mídias. A primeira colaboração dos dois aconteceu no ano seguinte, quando McKean ilustrou a graphic novel “Violent Cases”. Ainda em 1987, trabalhou ao lado de Grant Morrison na aclamada “Asilo Arkham”, uma perturbadora história no universo do Batman.

A parceria com Gaiman se consolidou na série “Sandman”, para a qual McKean projetou as capas de todas as edições – uma mais impactante que a outra. Em 2005, a dupla assinou o filme “A Máscara da Ilusão”, com direção de Mckean e roteiro escrito a quatro mãos.

A música é uma paixão adolescente que virou hobby e, mais tarde, negócio. Além dos quadrinhos, McKean também se dedica à produção de capas de discos para artistas e bandas, além de gerenciar uma gravadora independente e tocar piano.

“Os quadrinhos foram meu primeiro amor, por isso acho que nunca vou parar de fazê-los. Experimento uma porção de outras mídias e ainda gosto de pular de lá pra cá, fazer outras coisas, mas acho que sempre vou acabar voltando. Há algo de muito, muito poderoso no fato de que posso fazê-los sozinho. Não preciso de uma equipe enorme, de um monte de pessoas do meu lado, não preciso de um orçamento muito grande. Só preciso de uma ideia, papel e lápis. E a mídia em si, por ser tão privada, fala com o leitor em particular e faz com que ele ouça as vozes dos personagens em sua cabeça. Há algo realmente poderoso nisso.”, disse o autor em entrevista à revista Rolling Stone Brasil, em 2011.

Seu trabalho mais recente, “Black Dog – Os Sonhos De Paul Nash”, está para ser lançado no Brasil pela DarkSide Books.

Quer seguir? Site oficial | Twitter