Alves

Alves é quadrinista, ilustrador e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autor dos livros “A Rua de Lá” (Ed.Grafitti, 2012) e “Cerrado em Quadrinhos” (Ed. Nemo, 2015), também curte fazer letras para canções e poesia.

Publicou quadrinhos, charges e cartuns nas revistas “ZUM ZUM ZUM” (RJ), Grafitti 76%(MG), MAD (SP), Pasquim 21 (RJ), Courrier International (França) e “Stripolis” (Sérvia). Também fez roteiros para a Maurício de Sousa Produções e foi um dos convidados da coletânea MSP Novos 50. Passou pelos jornais O Estado de Minas, Diário da tarde, Hoje em Dia, O Tempo e Super-Notícias – tendo seus trabalhos publicados em toda a grande imprensa das Gerais.

É um dos cartunistas mais premiados do país tendo vencido os principais salões de humor do Brasil (Piracicaba, Volta Redonda, BH Humor, Salão Carioca, FIHQ-Pernambuco, Caratinga e outros).
No FIQ 2015 trouxe a exposição “Cerrado em Quadrinhos”, alertando o público sobre a ocupação predatória do Cerrado Brasileiro e seu impacto na flora, fauna, populações tradicionais do Bioma e na sociedade em geral. Em 2016, na Aliança Francesa Belo Horizonte, fez sua segunda exposição individual – Sertrangênicos & Cerrado em Quadrinhos – tratando novamente das questões ambientais do Cerrado.

Atualmente publica ilustrações e charges na Folha de São Paulo e na revista Le Monde Diplomatique Brasil e toca, simultaneamente, as páginas “Cerrado em Quadrinhos”, “Material Poético” e “Piter Gast” no Facebook.

Quer seguir? Portfólio

Foto: Renato Montenegro